Três escolas estaduais de Patrocínio aprovam adesão ao modelo cívico-militar após assembleias
Comunidades escolares das unidades José Eduardo Aquino, Irmã Gislene e Dom Lustosa manifestam apoio à proposta; decisão final será anunciada até 18 de julho.

As comunidades escolares de três instituições de ensino estadual em Patrocínio aprovaram, em assembleias consultivas realizadas nesta semana, a adesão ao Programa das Escolas Cívico-Militares, promovido pelo Governo de Minas Gerais. As Escolas Estaduais José Eduardo Aquino (bairro Morada Nova), Irmã Gislene (bairro São Cristóvão) e Dom Lustosa (bairro São Vicente) registraram maioria de votos favoráveis à proposta, abrindo caminho para possível implantação do modelo já a partir do próximo semestre.
As assembleias fazem parte de uma etapa de consulta pública coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em conjunto com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A iniciativa busca ampliar o programa que propõe gestão compartilhada e ambiente escolar disciplinado, com foco na melhoria do clima institucional e na cultura de paz.
A primeira escola a aprovar a proposta foi a Dom Lustosa, em assembleia realizada na quarta-feira, 9 de julho. No dia seguinte, foi a vez das unidades José Eduardo Aquino e Irmã Gislene, que também aprovaram a adesão após mobilização das comunidades escolares. Já a Escola Estadual Professora Ormy Araújo Amaral, localizada no bairro Nações, deve realizar sua consulta na próxima segunda-feira, 14 de julho.
O Governo do Estado estipulou até o dia 18 de julho como prazo final para que as escolas formalizem sua intenção de aderir ao modelo. A quantidade de unidades efetivamente contempladas dependerá de critérios técnicos e logísticos, incluindo a disponibilidade de militares para atuar nas instituições.
O programa não altera o conteúdo pedagógico, mas propõe um reforço na gestão disciplinar, com atuação conjunta entre educadores e forças de segurança. Segundo a SEE/MG, o objetivo é fortalecer os valores de respeito, responsabilidade e cooperação dentro do ambiente escolar, promovendo uma educação pública mais eficiente e segura.
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