Política

PGR pede condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe e outros cinco crimes

Procuradoria-Geral da República apresenta ao STF alegações finais contra Jair Bolsonaro por suposta liderança em organização golpista que visava abolir o Estado de Direito.

Droga Centro - Farmácia Popular

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por cinco crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado. A solicitação foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral Paulo Gonet Branco, dentro das alegações finais do chamado núcleo 1 da ação penal.

De acordo com o documento, Bolsonaro teria liderado uma organização criminosa armada que buscava interromper a ordem democrática no país. A PGR sustenta que o ex-chefe do Executivo atuou de forma coordenada com aliados militares e civis, com o objetivo de tomar o poder à força.

Entre os crimes imputados estão: tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado de Direito, organização criminosa, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração de bem tombado. Caso seja condenado por todos, as penas podem somar até 40 anos de prisão.

A peça entregue ao STF marca a fase final do julgamento do núcleo considerado central no inquérito. Embora Bolsonaro seja o principal acusado, a denúncia também aponta para a atuação conjunta de nomes de confiança do ex-presidente que ocupavam cargos estratégicos no governo.

Entre os citados estão o deputado Alexandre Ramagem, os generais Almir Garnier, Augusto Heleno e Walter Braga Netto, além do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, do ex-ajudante de ordens Mauro Cid e do general Paulo Sérgio Nogueira. Segundo a PGR, todos foram peças-chave na trama investigada.

Com a apresentação das alegações finais, caberá ao Supremo Tribunal Federal decidir sobre a responsabilização penal dos envolvidos. A previsão é que o julgamento avance nas próximas semanas.

 

Um Comentário

  1. Muito se falou em Brasil acima de tudo e Deus acima de todos. Quando se pegar para analisar que patriota e esse que vai pedir sanções econômicas de 50 por cento sobre todos os produtos brasileiros por medo de enfrentar a lei. Para o Trump ter feito uma ação descarada como essa o que não foi prometido às escuras. Tudo que importa é poder. Enriquecer e cortar direitos. E comportamento padrão da direita. Recentemente li que o presidente Milei chamou de traidora sua vice por ela votar um aumento para os aposentados de 7 por cento. Trump com seu pacote ira cortar vários programas sociais, educação e saúde. Até de imigrantes legais quer tirar a cidadania. Será que a direita so tem esse tipo de proposta para soluções. Será que isso e amar a patria e ser cristão ou so manipulação e lavagem cerebral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
[forminator_poll id="14691"]