Concurso da Educação em Minas abre 13.795 vagas para professores e técnicos; inscrições vão até 21 de agosto
Seleção contempla todas as regionais de ensino e oferece oportunidades para diversos cargos; isenção da taxa pode ser solicitada até quinta-feira (24).

O Governo de Minas Gerais abriu, nesta segunda-feira (21), as inscrições para o novo concurso público da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), que vai preencher 13.795 vagas em diversas carreiras da rede estadual. A seleção também é organizada em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
As inscrições podem ser feitas até as 16h do dia 21 de agosto, exclusivamente no site da Consulplan, banca responsável pelo certame. Há cargos para Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Técnico da Educação (TDE), Analista da Educação Básica (AEB), Analista Educacional (ANE) e Analista Educacional na função de Inspeção Escolar (ANE/IE).
Segundo o edital, as oportunidades estão distribuídas entre todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), além da Unidade Central da SEE, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
O governador Romeu Zema destacou a importância do concurso: “São quase 14 mil novos profissionais que vão contribuir para continuarmos melhorando a qualidade do ensino em Minas”. Já o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, afirmou que o certame é uma “grande oportunidade para quem quer fazer parte da transformação educacional do estado”.
O edital também prevê a formação de cadastro reserva e garante a reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência, conforme determina a legislação estadual.
Interessados que se enquadrarem nos critérios de isenção da taxa de inscrição devem fazer o pedido até quinta-feira (24/7), seguindo as orientações disponíveis nos sites da Consulplan e da Secretaria de Educação.
Além do novo concurso, o governo estadual publicou no sábado (19) um novo lote de nomeações de aprovados no último certame (Edital Seplag/SEE nº 3/2023), contemplando 33 candidatos excedentes. Desde o início da atual gestão, já foram nomeados 27.818 profissionais para a rede estadual.
A subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE, Gláucia Santos, reforçou que a meta é consolidar uma rede formada majoritariamente por servidores efetivos, garantindo estabilidade e continuidade às políticas educacionais em Minas.
📢 Anuncie no portal mais visto de Patrocínio!
Coloque sua marca em evidência e alcance milhares de leitores diariamente.