Notícias Locais

PCMG e PCDF desarticulam quadrilha de extorsão virtual e prendem sete suspeitos em operação conjunta no Norte de Minas

Investigação de seis meses identificou esquema que usava anúncios falsos para atrair vítimas e exigir pagamentos mediante ameaças com dados pessoais e exibição de armas

Droga Centro - Farmácia Popular

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), realizou na manhã desta terça-feira (2) a operação Black Window, que desarticulou uma organização criminosa especializada em extorsões virtuais. A ação, realizada em Montes Claros, no Norte de Minas, resultou na prisão de sete suspeitos, além da apreensão de dinheiro, celulares e um veículo.

As investigações, conduzidas ao longo de seis meses pela 18ª Delegacia de Polícia de Brazlândia (DF), apontaram que o grupo utilizava anúncios falsos em sites de acompanhantes e massagistas para atrair as vítimas. Ao marcar os encontros e posteriormente desistir, as vítimas eram ameaçadas com informações pessoais delas e de familiares, além de vídeos exibindo armas de fogo.

Segundo a polícia, os criminosos exigiam um primeiro pagamento, chamado de “valor da garota”, seguido de novas cobranças, justificadas como “valor da agência” ou até “valor da facção”. Somente em 2025, mais de 50 ocorrências semelhantes foram registradas, muitas com suspeitos ligados à região de Montes Claros.

O delegado Diego Flávio Carvalho Pereira, que coordenou a operação em Minas Gerais, destacou a importância da integração policial. “A união de esforços entre as polícias é fundamental para proteger a sociedade e enfraquecer grupos que se aproveitam do ambiente virtual para praticar delitos”, afirmou.

Ao todo, foram cumpridos dez mandados de prisão temporária e dez de busca e apreensão. Três investigados ainda são procurados. A operação envolveu 61 policiais civis de Minas Gerais, incluindo 16 da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), além de 20 policiais civis do DF e apoio de 28 viaturas.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo