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Encerramento do VI simpósio regional do programa Justiça na Escola reúne estudantes e premia projetos científicos da rede pública

Evento realizado na Catedral IEADIP contou com palestras sobre meio ambiente, apresentações de alunos do ensino fundamental e médio e premiações que destacaram pesquisa e inovação

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Chegou ao fim nesta terça-feira (19/08) o VI Simpósio Regional do Programa Justiça na Escola, que integrou a 3ª Etapa da 3ª Jornada Científica da Rede Pública de Ensino. Realizado na Catedral IEADIP, o evento reuniu estudantes, professores, gestores escolares e autoridades.

A programação destacou palestras e atividades educativas. O professor e pesquisador Jonathas Nunes da Silva apresentou o tema “Água: uma substância ordinária com propriedades extraordinárias”, enquanto o químico Rodolfo César Gomes de Paiva abordou “Sabedoria na natureza: os ciclos da água e do carbono, nossas responsabilidades e o futuro do clima”.

Durante os dois dias, alunos do ensino fundamental e médio apresentaram trabalhos científicos. As escolas vencedoras foram:

Ensino Fundamental
1º – Colégio Municipal Professor Olímpio dos Santos – “Projeto NAB: Notificador Automático de Bueiros”
2º – Escola Municipal Maria Isabel Queiroz Alves/CAIC – “Biociclo Inteligente”
3º – Escola Estadual Terezinha Moreira Marra – “RecreAção”

Ensino Médio
1º – Escola Estadual Joaquim Dias – “Bioplástico Semeador: Semeia no Presente e Refloresta no Futuro”
2º – Escola Estadual Irmã Gislene – “Renovando o Amanhã”
3º – Escola Estadual Dom Lustosa – “Mundo Microscópico”

Os estudantes e professores receberam medalhas, certificados, cheques simbólicos e placas de reconhecimento.

O simpósio integra ações do Programa Justiça na Escola, idealizado pelo juiz de direito Dr. Serlon Silva Santos, e realizado em parceria com o Governo Municipal, Superintendência Regional de Ensino, NAPE e instituições como ACIP/CDL, Sicoob Credicopa, Expocacer, Federação dos Cafeicultores, Rota do Café e IGR Caminhos do Cerrado.

A iniciativa reforça a importância da integração entre educação, ciência e cidadania, proporcionando aos alunos experiências práticas de pesquisa e valorizando o conhecimento produzido na rede pública de ensino.

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